País europeu, potência econômica mundial, precisa urgente de mão de obra e criou lista gigante de empregos em falta. Oportunidade grande para brasileiros trabalharem na ALEMANHA.
Quer trabalhar na Alemanha como motorista de caminhão, na construção civil, na saúde ou em diversas outras áreas e sem a obrigação de já chegar falando alemão?
Vem comigo que eu te mostro as grandes mudanças na lei para estrangeiros da Alemanha. Eu abri uma enquete há uns dias na nossa comunidade e a opção mais votada de assuntos que você quer ver sobre outros países aqui no canal foi: vistos para morar. Então hoje eu quero trazer o primeiro deles, com muita mudança recente para facilitar a residência de estrangeiros que querem trabalhar por lá, visto da Alemanha.
A Lei para o Desenvolvimento da Imigração Qualificada, aprovada em julho de 2023 quer reduzir os obstáculos à imigração de trabalhadores experientes que chegam de países "terceiros", ou seja, que não pertencentes à União Europeia (UE), como é o caso do Brasil, Angola e de tantos outros de seguidores que nos acompanham aqui. Algumas mudanças já começaram no ano passado e outras irão acontecer agora em 2024, e vou te explicar essa iniciativa da Alemanha em tentar atrair mão de obra qualificada pro país.
A gente sabe que a maioria dos países do Norte do mundo querem profissionais de Tecnologia da Informação, ne? mas não para por aí não, viu? A Alemanha está em busca além destes, de outros profissionais, como os da construção civil, da educação, enfermeiros, motorista de ônibus e caminhão e essa lei pretende preencher as milhares de vagas disponíveis no país. Para você ter uma ideia, em 2022, a Alemanha atingiu 1 milhão e 900 mil postos de trabalho não ocupados, eu trouxe esta notícia aqui para você.
Então vamos ficar por dentro de tudo: Para solicitar a autorização de residência na Alemanha como trabalhador qualificado, você precisa sim ter uma oferta de emprego na Alemanha. É importante que o trabalho esteja na lista de profissionais em escassez no país, essas que eu já falei por aqui, mas olha a lista é tão gigante, são 4 páginas lotadas de profissões, e é claro, estava em alemão, já já eu falo mais dela. E eu traduzi ela para você e deixei a relação completinha aqui para você.
Vou trazer alguns pontos principais de mudanças na lei que vão facilitar bastante para quem quer trabalhar no país. Agora qualquer pessoa que preencha os requisitos como trabalhador qualificado, seja porque tem experiência profissional ou porque tem formação acadêmica, passa a ter direito a receber a autorização de residência na Alemanha. Antes, as representações estrangeiras e as autoridades de imigração tinham o poder de decidir se você estava apto ou não a obter essa autorização de residência, era feito uma procura para entender se havia na Alemanha um cidadão europeu apto ao trabalho, agora já não é mais necessário isso. Outra mudança é que para esses profissionais não será mais obrigatório comprovar ter o idioma alemão, o que facilita bastante.
Nas novas regras, tanto os acadêmicos quanto os profissionais experientes nessas áreas da lista e que venham dos países de fora da UE, poderão migrar para a Alemanha com o Cartão Azul da União Europeia sem precisar de prova de competências linguísticas, ou seja, não será mais necessário saber falar alemão para conseguir o visto de Imigraçao qualificada. Também não será mais verificado se há alemães ou cidadãos da UE disponíveis no mercado alemão para as vagas, antes da contratação do estrangeiro.
O mesmo acontece para os Motoristas profissionais, motorista de onibus e caminhao, que passam a ter mais facilidade de obter a aprovação da Agência Federal de Emprego, não precisa saber o alemão e nem procurar mão de obra dentro do país para a aceitação da vaga. a autorização de residência para trabalhar como motorista profissional na Alemanha pode ser prorrogada enquanto durar o seu contrato de trabalho.
Após cinco anos de emprego, você pode solicitar uma autorização de assentamento, possibilitando a residência permanente no país. Além disso, é possível morar na Alemanha com sua família diante desta autorização de residência, se cumprir os requisitos específicos de reagrupamento familiar.
A lista de profissões com escassez elegíveis para o Cartão azul UE foi ampliada significativamente. Agora, além das áreas tradicionais (como profissionais de matemática, TI, ciência, engenharia e medicina), foram incluídas várias outras, como Executivos em produção na fabricação de bens, mineração e construção e logística, veterinários, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros, professores e educadores, arquitetos, engenheiros, cuidadores de idoso, e por aí vai.
Qualquer pessoa que tenha uma qualificação profissional reconhecida em seu país de origem e pelo menos dois anos de experiência profissional pode imigrar para a Alemanha como trabalhador, exceto no caso de profissões regulamentadas que necessitam de diploma acadêmico. E no setor de TI, os trabalhadores qualificados sem diploma universitário também passam a estar aptos para receber um Cartão Azul UE se demonstrarem experiência profissional de pelo menos três anos.
Para solicitar o visto, a sua qualificação deve ser reconhecida na Alemanha ou comparável a um diploma universitário alemão. Se desejar trabalhar numa profissão regulamentada, como por exemplo, na área da saúde, é necessária uma licença profissional .
Ainda haverá, a partir de junho deste ano, um sistema de pontos para conquistar sua autorização como trabalhador no país: será o cartão de oportunidades. Neste sistema, pessoas que comprovarem meios de subsistência por um ano, poderão imigrar para a Alemanha e usar o período para encontrar um emprego. Os pontos serão atribuídos por algumas categorias conforme as qualificações estrangeiras, ou se possui diploma universitário estrangeiro, se possui habilidades básicas em alemão ou inglês, até mesmo a idade e a constituição de uma família no país.
E por onde começar tudo? eu aconselho fazer contato com a Agência Federal de Emprego na Alemanha que tem um serviço gratuito de consultoria. Você vai enviar a sua profissão e os seus dados. Capricha nas informações enviadas, se não sabe o alemão usa o google tradutor, por lá especialistas internacionais vão te orientar no passo a passo. Olha que facilidade hein? Mas como citei, algumas mudanças acontecerão a partir de junho deste ano, então se a sua resposta não for ainda favorável, não esquenta, em breve entrarão mudanças significativas que prometem facilitar a vida de quem tem uma boa experiência ou formação e quer viver no país.
Fala a verdade, começamos bem trazendo de visto de residência para um país diferente de Portugal, não é? Se você não conhece o Posso te mostrar, tem diversos vídeos sobre imigrar para Portugal, mas quero trazer outros países para você também. E olha, tem mudança recente de vistos para estrangeiros em outros países europeus, ta? Quer saber mais? Me pede aqui nos comentários, eu faço uma pesquisa e trago para você.
Agência Federal de Emprego na Alemanha: https://www.arbeitsagentur.de/k/working-in-germany
Comentarios