Vamos atualizar as informações sobre Portugal? Imigrantes que fizeram pedido de legalização em Portugal no primeiro trimestre de 2019 serão convocados para entrevista ainda neste mês de setembro. Essa é uma confirmação dada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ao portal Agora Europa. O departamento de imigração português informou que a convocação será feita por email. Os imigrantes devem ficar atentos no endereço eletrônico em que cadastraram a Manifestação de Interesse (MI), quando pediram a solicitação da residência no país. Ainda Segundo o SEF, todos os cidadãos estrangeiros que submeteram o pedido de autorização de residência com manifestações de interesse em 2017 e 2018, foram notificados e os atendimentos agendados.
Antes da mudança no sistema, no mês passado, eram os próprios estrangeiros que precisavam esperar uma vaga no sistema. Mas não havia comunicação prévia de quando seria aberta a agenda, o que deixava muitos imigrantes à espera passando horas e horas no site para o agendamento. Como o novo sistema ainda está em fase inicial, não há como prever quanto tempo irá levar para convocação de todos os milhares pedidos de residência. O SEF não revela a real extensão da fila de pedidos e nem quantos imigrantes serão convocados ainda neste mês. Para você ter uma ideia, Somente em 2020, mais de 356 mil imigrantes iniciaram o processo de legalização, de acordo com dados oficiais do governo. Atualmente, o prazo de análise da Manifestação de Interesse leva em média um ano e três meses.
Agora, vcs viram que os funcionários do Serviço de Imigração e Fronteiras (SEF) que atuam no controle da imigração contabilizaram 109 mil brasileiros entrando em Portugal entre 1º e 19 de setembro? E o número pode ser ainda maior, porque não entram na conta aqueles com passaporte europeu. Em audição no Parlamento, a presidente da TAP informou que vê sinais claros de recuperação graças ao mercado brasileiro. A executiva francesa especialista em reestruturação foi escolhida pelo governo para assumir em junho a empresa, que enfrenta uma crise e iniciou processo de demissão coletiva.
Ela disse assim (abre aspas): “É muito importante o Brasil para a TAP. Para dar uma ideia, o peso do Brasil nas nossas vendas é quase o mesmo que Portugal”. Para atender a procura, a TAP prevê 52 voos semanais em 12 rotas para o Brasil a partir de outubro. A empresa fará mais voos no inverno europeu do que no verão. O tamanho disso? O verão em Portugal é o momento da alta temporada mas com a reabertura recente para o Brasil e para os EUA, tudo mudou. A cia programou novas ligações diretas entre Rio ou São Paulo - Porto e Porto - Nova York. Além de turismo, os brasileiros aproveitaram a retomada para investir no país e muitos já iniciaram a compra de um imóvel por lá. No setor imobiliário, a busca disparou.
São investidores que estavam à espera de uma visita às propriedades para concretizar negócios iniciados pela internet ao longo da pandemia de Covid-19. Também há muitos brasileiros insatisfeitos com a situação atual do país e por isso entram em Portugal para tentar arranjar um trabalho e se regularizar por lá. E olha, o governo de Portugal anunciou que no dia 1º de outubro o país entrará na última fase de uma reabertura gradual e sustentada por metas alcançadas na taxa de vacinação. O relaxamento quase total das restrições é o que chega mais perto possível de uma volta à vida normal após 18 meses de medidas preventivas intercaladas para o controle da pandemia de Covid-19. Ainda que o primeiro-ministro António Costa, do Partido Socialista (PS), tenha falado há dois meses em “libertação total” no verão, o governo adotou um tom mais ameno e esta fase está sendo chamada de transição.
Uma versão muito próxima da liberdade total chegará no outono e só será possível porque o país vacinou 83% da população até agora. O número máximo da população que pode ser imunizada no país é de 89%, porque 11% têm menos de 12 anos. Nesta terceira e última etapa do plano de desconfinamento, iniciado há dois meses, as discotecas e bares poderão funcionar. O setor está fechado desde o primeiro confinamento, em março de 2020, quando explodiu a pandemia de coronavírus. A novidade é que o certificado digital ou teste negativo deixarão de ser obrigatórios para acesso aos interiores dos restaurantes de sexta-feira à noite até o domingo. As comprovações também não serão mais exigidas em estabelecimentos turísticos e academias. Mas continuam obrigatórias em viagens aéreas e terrestres, visitas a lares de idosos, hospitais, grandes eventos culturais, esportivos e corporativos. A partir de outubro, cairão os limites de horários e de lotação nas mesas internas e externas de restaurantes e cafés. Também não haverá mais restrições do número de pessoas em atividades de comércio, eventos culturais, esportivos e religiosos em locais públicos, como cinemas, teatros, casamentos, batizados e outros. As máscaras seguem obrigatórias em transportes públicos, viagens de avião, lares de idosos, hospitais, salas de espetáculos e locais de comércio de grandes dimensões, como shoppings e supermercados. Mas deixam de ser obrigatórias nos recreios das escolas. E também a partir da próxima sexta-feira, 1 de outubro, não será mais preciso apresentar certificado de vacinação ou teste negativo de Covid-19 para entrar em hotéis, alojamentos locais ou restaurantes em Portugal. Uma excelente notícia para os nossos viajantes!
Após o anúncio de todas essas mudanças, Costa ressaltou que o perigo permanece, sobretudo com a chegada dos meses mais frios do ano, que elevam o risco de infecções respiratórias. Por aqui, você sabe, vamos ficar de olho em todas as atualizações.
Vale destacar que, de acordo com Our World in Data, Portugal lidera o ranking mundial com a taxa mais elevada de vacinação completa por milhão de habitantes.
Comments