top of page
Foto do escritorAna Carolina Braga

Direção Geral de Saúde de Portugal volta a recomendar o uso de máscaras no país

Veja os locais recomendados para a volta do uso de máscaras em Portugal

A Direção-Geral de Saúde em Portugal atualizou as medidas de saúde pública referentes ao Covid-19, recomendando o uso de máscaras nas farmácias, transportes públicos e aeroportos, terminais marítimos e redes de metrô e de comboio. A autoridade de saúde publicou um documento em seu site com a orientação atualizada de acordo com, segundo suas palavras, “a atual situação epidemiológica e a melhor evidência científica”. Esta recomendação surge cerca de três semanas após o Governo ter decretado o fim da obrigatoriedade do uso de máscara nos transportes públicos de passageiros, em táxis, TVDE e aviões.


No site, a Direção-Geral da Saúde recomenda a utilização das máscaras “por qualquer pessoa com idade superior a 10 anos sempre que se encontre em ambientes fechados, em aglomerados, nomeadamente, na utilização de transportes coletivos de passageiros, incluindo o transporte aéreo, bem como no transporte de passageiros em táxi ou TVDE”. O uso da máscara também é recomendado em plataformas e acessos cobertos aos transportes públicos, como aeroportos, terminais marítimos e redes de metrô e de comboio. É igualmente recomendado o seu uso nas farmácias comunitárias e “nos casos confirmados de covid-19, em todas as circunstâncias, sempre que [as pessoas] estejam fora do seu local de isolamento até ao 10.º dia após data do início de sintomas ou do teste positivo”.


A Direção-Geral da Saúde aconselha também as pessoas mais vulneráveis, com doenças crónicas ou estados de imunossupressão com risco acrescido para covid-19 grave, a utilizaram máscara sempre que se encontrem numa “situação de risco aumentado de exposição”.


Segundo a orientação, mantém-se o uso obrigatório de máscara em estabelecimentos de serviços de saúde, em estruturas residenciais ou de acolhimento ou serviços de apoio domiciliário para populações vulneráveis, pessoas idosas ou pessoas com deficiência, bem como unidades em Rede Nacional de Cuidados. Esta obrigatoriedade estende-se aos contatos com casos confirmados de covid-19 durante 14 dias após a data última exposição.


Na semana de 06 a 12 de setembro, Portugal continuou mantendo em queda o número de casos e mortes relacionados à Covid-19. De acordo com o boletim da Direção-geral da Saúde (DGS), neste período houve 16 457 casos de infeção, 403 a menos do que na semana anterior. Nos hospitais estavam 446 pessoas internadas no dia 12 de setembro (último em análise), com 27 pacientes nas Unidades de Cuidados Intensivos. Durante o período de análise, morreram 36 pessoas infetadas, 11 a menos que a última análise.


A incidência dos últimos sete dias por 100 mil habitantes desceu de 166 para 160 casos e o índice de transmissibilidade, conhecido por R(t), estava nos 0,99 e agora diminuiu para os 0,98.


Leia mais:

Ficou com dúvidas?

Não se preocupe!

Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você.

E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com nosso trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.


107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page