A nova medida tem o objetivo de combater o 'overtourism'
A partir de 2023, quem quiser visitar Veneza terá que pagar uma taxa de reserva. O prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, anunciou que a cidade começará a testar um sistema de credenciamento de visitantes, que deve servir como medida de controle em resposta ao aumento do número de visitantes que a cidade teve nas últimas semanas.
Aqueles que não se hospedarem no centro da cidade, ou seja, visitantes que só querem ver em um dia, devem fazer a reserva online e pagar uma taxa que varia de acordo com o número de viajantes do dia.
O valor varia de 3 a 10 euros, isso significa que para visitar Veneza você pode ter que pagar até cerca de R$ 52.
As autoridades italianas já vinham estudando a implantação desta medida desde o período pré-pandemia, pois Veneza é uma das cidades mais visitadas da Europa, e o overtourism (turismo de massa) afeta principalmente seu sistema de sanitário.
Veneza recebe uma grande quantidade de turistas, principalmente durante os meses de verão europeu, e autoridades e moradores estão descontentes com o turismo predatório na região.
O objetivo da medida é controlar o acesso descontrolado às atrações da região, já que os ingressos devem ser pagos antecipadamente por meio de um aplicativo que a prefeitura ainda está desenvolvendo.
Os visitantes já podem se inscrever na plataforma para testes de credenciamento. Mas não se preocupe, pois as taxas começarão a ser cobradas somente em 2023.
"A visita à Veneza deve ser garantida para todos, independente de classificações ou de censo, mas a reserva deve existir", comentou Luca Zaia, governador da região de Vêneto, em entrevista à agência de notícias italiana ANSA.
Commentaires