O ES é um estado da região sudeste e o quarto menor em território no Brasil. O estado possui mais de 400 km de praias em um litoral com um clima quente quase o ano inteiro. Mas aqui também é possível chegar rapidamente na Região das Montanhas Capixabas e aproveitar um clima bem mais ameno, batendo os 4 graus no inverno. E é por essa região que vamos dar dicas:
Região de Pedra Azul - Domingos Martins
No ES, mar e montanhas estão a apenas 50 km de distância. Isso mesmo, em 1 hora você consegue sair da praia e chegar na região das montanhas capixabas. E se nas praias a alta temporada é no verão, nessa região o ponto alto é o inverno. E aqui ficou difícil escolher um só lugar para você visitar. Com uma grande variedade de hotéis e restaurantes, escolhemos a região de Pedra Azul, que fica na cidade de Domingos Martins, é super turística e possui clima de montanha que chega a beirar os zero graus em julho. E com o arzinho das alturas somado com pureza da mata atlântica, essa região já recebeu o título de terceiro melhor clima do mundo pela ONU!
Com um agroturismo forte, você pode conhecer lugares lindíssimos com uma natureza encantadora. Apiários, colheitas de cogumelos, morangos, palmitos… Esse é o lugar perfeito para passar um final de semana romântico ou desfrutar de um café colonial com a família. Você ainda pode fazer uma cavalgada ecológica, andar de quadriciclo ou se banhar nas piscinas naturais do Parque Pedra Azul. Antes dê uma paradinha na Sede de Domingos Martins, conhecida como campinho, e dê uma volta pela rua do lazer, com lojas de chocolates caseiros e alguns restaurantes tradicionais alemães. Na ida para Pedra Azul você também pode dar uma parada na Casa da Bica, um restaurante para comprar muitos doces caseiros e bem tradicionais da região.
Três Ilhas - Guarapari
Com belíssimas praias, 52 no total, Guarapari tem pouco mais de 100 mil habitantes e chega a receber mais de 1 milhão de turistas no verão. E no meio de tanta praia linda fica difícil escolher uma só, mas eu vou te recomendar aqui um passeio que fizemos e que foi surpreende: às três ilhas!
Existem várias empresas que fazem passeios de barcos e lanchas para as Ilhas e isso por si só já vale muito a pena! Mas chegando nas ilhas você vai encontrar um mar perfeito para fazer mergulho de snorkel, conhecer a fauna e a flora marinha e apreciar aquele lugar de tirar o fôlego! O passeio geralmente leva o dia todo, sai de manhãzinha e volta no fim da tarde, então leve, sanduíches, frutas e comidas, muita água e claro, o protetor solar. Aí, é só aproveitar!
Ilha das Caieiras - Vitória
A capital Vitória, é uma das três ilhas capitais do Brasil, e tem de tudo: parques urbanos, calçadão para praticar esportes, bairros boêmios como o Centro e a Praia do Canto, museus e teatros e até observação de baleias jubarte. A dica de passeio imperdível se você estiver em Vitória é conhecer a tradicional moqueca capixaba na Ilha das Caieiras. Localizada no bairro São Pedro, Ilha das Caieiras é um lugar conhecido por ser o reduto das desfiadeiras de siri e envolver muita história local. A região possui alguns restaurantes com culinária típica ao lado de um cenário encantador. Deixe para almoçar um pouco mais tarde e dê uma esticadinha com uns drinks pra aproveitar o pôr do sol na vista maravilhosa do deck. Antes você pode dar uma passada nas paneleiras, no bairro de Goiabeiras, e comprar a sua panela de barro para fazer a receita na sua casa. E fica de olho no calendário da cidade, pois existem vários festivais gastronômicos na Ilha das Caieiras onde você pode conferir a torta capixaba e diversos frutos-do-mar fresquíssimos.
Prainha - Convento da Penha - Vila Velha
Além de uma imensidade de praias, para todos os gostos, Vila velha é repleta de história. Então se você curte caminhar pelas ruas e descobrir mais sobre o lugar, conheça o bairro da Prainha, lá você descobre o local por onde começou a colonização no Espírito Santo e onde chegou o primeiro donatário do estado, Vasco Fernandes Coutinho, em 1535. A dica é visitar a Igreja Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga do Estado e a quarta igreja mais antiga do Brasil, construída em 1551.
E no bairro também tem: museu, casa da memória, obelisco e, além disso, é nesse bairro que se encontra o cartão postal do estado: o Convento da Penha.
No alto de um penhasco, a 154 metros de altitude, se encontra um dos santuários mais antigos do Brasil, com início da construção datada de 1558. Lá do alto tem uma vista impressionante de toda vila velha e das cidades vizinhas. Você pode visitá-lo diariamente, mas aos domingos, quando o movimento é maior, não é possível subir de carro. Nesse dia é necessário subir as ladeiras a pé ou com um serviço de van do próprio convento.
Lá também ocorrem as Missas e Confissões, e você pode visitar a Sala dos Milagres, a Sala de Exposições e a Capelinha de São Francisco, além de encher sua garrafinha com água benta.
Agora, se você é da turma dos esportes radicais e quer ter uma visão bem diferenciada do convento da Penha, faça a tirolesa do Morro do Moreno.
Mosteiro - Ibiraçu
E se em Vila Velha nós temos um dos santuários mais antigos do país, em Ibiraçu nós temos o primeiro mosteiro Zen Budista da América Latina. A 470 metros de altitude e com 108 portais que simbolizam as virtudes do ser humano, o mosteiro fica aberto para visitação e também recebe para retiros.
E é no mosteiro Zen budista que se encontra a maior estátua de Buda de todo o Ocidente e a segunda maior do mundo. A estátua, que está em fase final de construção, terá cerca de 38 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 andares e será do mesmo tamanho do Cristo Redentor, no RJ. O peso estimado é de 350 toneladas e a previsão é que fique pronta ainda em 2020. Ela ficará pertinho das 15 estátuas de Buda de 2 metros e meio de altura que já chamam a atenção de quem passa pela BR-101. E se com esses budas os capixabas e turistas já dão uma paradinha para tirar foto e apreciar as obras, imagina com essa nova estátua com mais do que 15 vezes o tamanho delas?
O Mosteiro Zen Budista recebe visitas aos domingos das 8h às 11h. Ao longo da semana, as visitas são destinadas à grupos reservados e às escolas.
Cachoeira de Matilde - Alfredo Chaves
Você gosta de natureza? E de um belo banho de cachoeira? Ou talvez só contemplar a imensa queda d'água? Para você que falou sim, a qualquer uma dessas respostas, seu destino certo é Alfredo Chaves. Lá existem cachoeiras de todos os tipos, como a Cachoeira de Matilde, a principal da região. São 70 metros de altura com uma queda d'água que impressiona! A maior do Espírito Santo.Todo mundo que passa, por lá quer garantir uma foto no mirante com a vista do vale ao fundo, mas ela é só a primeira da região. A poucos km dali, tem a Cachoeira vovó Lúcia, com um poço para banho e um bar que serve bebidas e porções. Daí, é só ir desbravando e encontrará várias outras cachoeiras: Daroz, Iracema, Maravilha, Neuza e mais um monte delas. Umas inclusive estão em propriedades privadas, como pousadas e campings e você pode se hospedar do ladinho de uma. Por lá você também encontra a famosa rampa de vôo livre e é possível fazer vários esportes de aventura como Rapel, mergulho, canoagem e rafting. E para quem prefere algo menos radical, uma caminhada pelas matas, boiacross, pedalinho no lago e uma passada na estação ferroviária de Matilde, já desativada, e que vale a visita.
Itaúnas - Conceição da barra
No extremo norte do Espírito Santo, quase na divisa com a Bahia, nós chegamos a Itaúnas. Um distrito do município de Conceição da Barra, com cara de vilarejo, mas que é invadido pelos jovens no verão e no famoso festival de forró, em julho. O lugar foi soterrado por uma imensidão de areia nas décadas de 60 e 70, após um grande desmatamento na região, que ocasionou em grandes dunas na vila de pescadores. A praia principal que fica depois desse monte de areia, pode ser acessada com uma boa caminhada de 1 km entre subidas e descidas das dunas que ultrapassa os 20 metros de altura. Indo mais ao norte, você encontra outras praias paradisíacas e bem isoladas. Como a de Riacho Doce, uma das mais bonitas da região e que já foi considerada a segunda mais bonita do Brasil. Ela fica a alguns quilômetros do Centro. Bem mais adiante fica Costa Dourada, contornada por gigantescas falésias. Esses passeios também podem ser feitos de buggy, bicicleta, canoa e até a cavalo com paisagens de tirar o fôlego. Desde 91, com a criação do Parque Estadual, Itaúnas mantém a rusticidade de um vilarejo, e a natureza intocada. O acesso à vila é precário, com bastante estrada de terra. Mas o distrito já possui pousadas e casas para aluguel de temporada.
Gruta do limoeiro - Castelo
E você sabia que existe uma gruta no ES onde já foram encontrados ossos de índios que viviam ali há 4500 anos? A Gruta do Limoeiro, no município de Castelo, conta com um Centro de Visitantes e uma boa estrutura. Além do Memorial, onde você saberá mais sobre a história do local. São distribuídos capacetes e lanternas para os visitantes, itens que serão extremamente úteis na gruta.
Toda a visita é feita com um guia que nos mostra como a região chegou a estar no fundo do mar, alguns milhões de anos atrás. É possível ver a presença de fósseis de conchas, corais e peixes nas rochas. As cavernas foram formadas pela erosão das rochas devido à passagem das águas.
O guia nos mostra as formações de estalactites e estalagmites que se formam e os rastros de uso do ambiente pelos índios há milhares de ano! Boa parte é possível ir em pé, já que os salões da caverna são bem altos, e o percurso é bem leve de fazer. Apenas uma parte é mais complicada, mas nada que você não consiga com a ajuda do grupo.
As visitas à Gruta do Limoeiro devem ser agendadas pelo telefone e o local possui uma pequena taxa de entrada para a manutenção. Telefone para reserva (28) 9-9986-1542
Parque Nacional do Caparaó - Dores do Rio Preto
O Parque Nacional do Caparaó, que fica na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, possui o terceiro ponto mais alto do Brasil: o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.
Esse parque é um dos mais importantes na área de montanhismo do país. Cerca de 80% do Parque do Caparaó está no estado do ES, com entrada em Pedra Menina, distrito do município de Dores do Rio Preto.
Com território de mais de 30 mil hectares, cinco dos dez picos mais altos de todo o território nacional está aqui, fazendo divisa com Minas. E nele você consegue conhecer os mirantes, vales, cachoeiras e piscinas naturais belíssimas, que estão abertos ao público para visitação durante todo o ano. É possível fazer trilhas, com diferentes percursos e níveis de dificuldade. E ele conta ainda com quatro áreas de acampamentos com boa estrutura, inclusive para realizar churrascos, dois acampamentos do lado capixaba e dois do lado mineiro. Você pode visitar o parque diariamente das 07 às 18h e para acampar é só enviar o pedido antecipadamente pelo site oficial: https://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/guia-do-visitante/27-ingressos.html
Cachoeira de hidrolândia - Iúna
Hidrolândia Parque é um complexo de cachoeiras no município de Iúna, há 2 km da divisa com Minas Gerais, e bem aos pés da Serra do Caparaó. As cachoeiras formam vários poços ao longo da propriedade, cada um com um perfil diferente, mas todos lindos e com águas transparentes. É um local privado e possui uma taxa de entrada, crianças até 9 anos não pagam. É proibido entrar no parque com bebidas e comidas, mas lá possui um bar que você pode comprar umas porções para passar o dia e um restaurante com almoço self service. Você pode entrar em contato com eles e reservar a área de churrasco. O lugar possui bangalô, banheiro, estacionamento, trilhas guiadas e é possível acampar por lá. Para trilhas, bangalô e camping, é necessário fazer uma reserva antecipada pelo email: hidrolandiiaparque@gmail.com. O camping possui tomadas, iluminação, chuveiro quente, churrasqueiras e trilha iluminada para acesso a uma cachoeira para banhos noturnos. A visitação ao parque é aberta diariamente, mas por ser tratar de uma ambiente totalmente natural, entre em contato antes de ir para confirmar como está o funcionamento das cachoeiras e trilhas: tel. (28)99987-7339
Comentarios