Presidente do Conselho Diretivo do IPMA fala num "enorme" nível de precipitação, prevendo-se cheias nos rios, além das cheias urbanas.
O IPMA prevê um novo agravamento do estado do tempo para a manhã desta terça-feira em todo o território de Portugal Continental, com período de chuva mais intensa cerca das 9:00.
À CNN Portugal, Jorge Miranda, presidente do Conselho Diretivo do IPMA, fala num "enorme" nível de precipitação e explica que este quadro de chuvas fortes "é diferente do dia 7", com picos de precipitação superiores a 40mm por hora, que se agravará dentro de duas horas. "Estamos a falar de uma situação extrema num inverno muito rigoroso", afirma.
Além das inundações urbanas, o IPMA prevê ainda cheia dos rios. "Temos cheias do tipo urbano e que ainda vão causar muitos prejuízos, mas também cheias devido ao sistema fluvial transbordar".
"Não ha sistemas capazes de escoar a água rapidamente", frisa.
Nesse sentido, Jorge Miranda faz um aviso à população para que não circule na hora de ponta: "Todo o cuidado é pouco. É ideal não criar mais problemas dos que já existem. Estamos num período longo e complicado".
Fonte: CNN Portugal
Comentarios