Aniversário da “Vila Mais Antiga de Portugal” será marcado por diversas atrações
Ponte de Lima comemora, nesta quinta-feira, 897 anos. Foi no dia 04 de março de 1125, que a rainha D. Teresa atribuiu o foral “e fez Vila o Lugar de Ponte”.
Uma carta de foral, ou simplesmente foral, era um documento real utilizado em Portugal, que visava estabelecer um concelho e regular a sua administração, deveres e privilégios. A palavra "foral" deriva da palavra portuguesa "foro", que por sua vez provém do latim "fórum".
Em 2022, a data de fundação da vila de Ponte de Lima, é comemorada pelo município com um conjunto de ações programadas, destacando-se a inauguração das obras de conservação da Capela do Anjo da Guarda, classificada como Monumento Nacional desde 1978.
A Capela do Anjo da Guarda, também conhecida como Padrão de São Miguel, fica à margem direita do rio Lima, junto à ponte romana. Remonta possivelmente a um primitivo templo em estilo tardo-românico, erguido ao final do século XIII, como lugar de devoção junto àquele importante ponto de travessia do rio.
Após ter sido parcialmente destruída pelas águas durante uma das cheias do rio, foi reconstruída no século XVIII, quando recebeu reforço nos pilares e a imagem de São Miguel. Encontra-se classificada como Monumento Nacional pelo Decreto n.º 95/78, publicado pelo Diário da República n.º 210, de 12 de setembro de 1978.
Está também marcada a apresentação do livro “Ponte de Lima à Mesa: contributos para a sua carta gastronómica”, da autoria de Álvaro Campelo.
“Trata-se de uma publicação que nasceu de um projeto de investigação, no âmbito do qual foi levado a cabo um rigoroso levantamento de receituário pelas diversas freguesias do concelho”, refere o Município.
Houve ainda o momento simbólico da colocação de uma coroa de flores, junto à estátua da Rainha D. Teresa, às 14:00 horas no horário local.
E você sabia que Ponte de Lima foi o local onde escolhemos morar aqui em Portugal? Você consegue ver tudo isso aqui neste vídeo:
Comments