Estremoz fica no nordeste de Évora, em contacto com o Alto Alentejo. É uma aldeia encantadora de casas brancas que se estendem até a colina. Ela foi capaz de vencer batalhas em acontecimentos históricos, contra os castelhanos e durante as lutas liberais.
A cidade que conta com muralhas e um castelo do século XIII, está bem preservada e seu maior ícone é a imponente Torre de Menagem, feita de mármore puro. Perto de Estremoz fica a bela Vila Viçosa, terra dos Duques de Bragança.
Ficou interessado em conhecer mais? Que tal fazer uma visita aos pontos turísticos de Estremoz? Aqui embaixo tem algumas dicas de lugares bem legais para conhecer por lá!
Castelo de Estremoz
O Castelo de Estremoz foi construído no século XII, em posição dominante numa colina a norte da Serra de Ossa, na localidade de Estremoz.
É um castelo pentagonal reforçado com contrafortes, erguendo-se em torno da Torre de Menagem, uma magnífica torre construída em mármore branco, com 27 metros de altura.
Acredita-se que a obra desta monumental torre passou por três governos: D. Afonso IV., D. Pedro e D. Fernando, razão pela qual é conhecida como Torre das Três Coroas.
Castelo de Évora Monte
O Castelo de Evoramonte é uma fortificação de estilo italiano com uma bela fortaleza localizada na pequena vila murada de Evoramonte, em Estremoz. Este castelo foi construído em 1306, onde se estabeleceram diferentes civilizações além da população atual, como romanas e árabes.
Hoje, apesar das reconstruções realizadas no século XVI, tem o aspecto de uma fortaleza gótica. Sua silhueta é cercada por cordas amarradas no centro das fachadas. Estes nós foram escolhidos como símbolos da Casa de Bragança, cujo lema era "Depois vós, nós".
Núcleo Medieval de Estremoz
A parte mais antiga de Estemoz já teve 22 torres e a maioria data do século XIII, na época de Afonso III e Denise I, mas bastiões foram construídos mais tarde para lidar com a artilharia inimiga.
Quando se caminha pelo arco do Largo Dom Dinis, é perceptível como tudo é mais antigo. Janelas gradeadas e arcos góticos pontiagudos sugerem são indícios do período de sua construção.
Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!
Centro de Ciência Viva
O Centro de Ciência Viva de Estremoz está instalado no Convento das Maltezas, um magnífico edifício do século XVI. Trata-se de um interessante museu interativo e educativo dedicado à geologia, onde são apresentadas experiências e temas de uma forma bastante didática para crianças e adultos.
Festival da Rainha
Em Junho, acontece o Festival da Rainha, uma feira medieval de Estremoz. É um evento dedicado ao período medieval da Rainha Santa Isabel, com várias atividades no Castelo de Estremoz, no Largo D. Dinis e nos espaços no entorno do núcleo medieval da cidade.
Adega Vila Santa
A Adega Vila Santa, desenhada de acordo com arquitetura tradicional alentejana, colocou Estremoz no caminho dos grandes vinhos e acolheu viajantes de todo o mundo. Um passeio ou almoço que oferece o tempo e a paz perfeitos para desfrutar dos seus vinhos e da gastronomia local.
Conta ainda com uma visita às vinhas, caves e adegas para explicar parte do processo necessário que garante a qualidade na produção dos vinhos. Durante a época de vindima (colheita ou apanha da uva), existe a possibilidade de participar na colheita e na pisa tradicional nos lagares de mármore.
Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!
Teatro Bernardim Ribeiro
O Teatro Bernardim Ribeiro, nomeado em homenagem ao poeta alentejano com o mesmo nome, foi inaugurado em 1922 e está classificado como bem de interesse municipal desde 1997, integrando a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP)
Este belíssimo teatro é a principal sala de espetáculos do concelho de Estremoz, e completou 100 anos agora em julho 2022.
Pelourinho
O Pelourinho de Estremoz foi construído no início do século XVI, no reinado de D. Manuel I. (1495-1521), foi transferido em 1698 da fachada do antigo palácio real de D. Dinis (atual Pousada da Rainha Santa Isabel) para o terreiro de Santo André, em frente ao palácio do concelho da época.
Entre 1867 e 1871 foi tombado deste local e a maioria de suas partes foram depositadas em local desconhecido. Porém, em 1916 foi reconstruído e colocado onde se encontra hoje. O fuste, capitel e coroa ainda são originais, todos elementos do estilo manuelino.
Convento das Maltezas
O Convento das Maltezas, também conhecido como Convento de São João da Penitência, é um dos edifícios de visita obrigatória em Estremoz. Fundado no século XVI por freiras da Ordem de Malta, em cujo claustro exibe frescos dos séculos XVI e XVII, além de uma encantadora fonte.
O convento, de arquitetura manuelina, é considerado o maior de todos os mosteiros da cidade, e cada uma de suas alas tem dez arcos, divididos em quatro arcos duplos e dois arcos simples.
Esta antiga casa senhorial foi também utilizada como Hospital da Misericórdia e hoje funciona como igreja e como uma das sedes da Universidade de Évora. Além disso, a ala sul abriga também o Centro de Ciência Viva de Estremoz, um museu interativo e educativo dedicado à geologia.
Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!
Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?
Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!
Saiba como, assistindo a este vídeo:
Uauuuu!!! Eu ameiiii